top of page

Pesquisas

Conheça um pouco sobre as atividades desenvolvidas na BERSO, relacionadas à gestão de resíduos gerados no campus da UFPE.

20220925_111917.png
Biodigestor Anaeróbico

O biodigestor acelera o processo de decomposição de materiais orgânicos inseridos em um tanque fechado (sem entrada de oxigênio) e tendo como principal objetivo reaproveitar esses detritos para produzir biogás e biofertilizante.

 

No caso da UFPE, a matéria orgânica utilizada são os restos de alimentos dos restaurantes e cantinas, os quais são triturados e misturados com um pouco de água. Essa mistura é digerida pelas bactérias presentes no biodigestor, que realizam a decomposição anaeróbica e produzem gás combustível e adubo de alta qualidade. Nossas pesquisas visam otimizar e reduzir os custos desses processos.

Usina Piloto de Biodiesel

Para melhor aproveitar o óleo de fritura que é descartado nos restaurantes, a BERSO instalou uma usina piloto para utilizar o resíduo na produção de biodiesel, um biocombustível altamente sustentável. Também desejamos instalar uma miniusina de produção de sabão a partir do óleo residual.

20220201_094829.jpg
20220314_105235(0).png
Compostagem

A compostagem é um processo de decomposição biológica de matéria orgânica na presença de oxigênio, efetuado por uma população diversificada de organismos (bactérias, fungos, minhocas, gongolos, entre outros), resultando no final, na produção de adubo orgânico, rico em compostos nutricionais.

 

Nossas pesquisas nesse tema visam identificar práticas que possam acelerar a produção dos adubos com menor custo, mais rapidez e menor consumo de água sem perda da qualidade do composto.

 

Hoje, o adubo orgânico produzido é aplicado tanto na horta comunitária, quantos nos parques e jardins do campus da UFPE, além da doação para projetos sociais sem fins lucrativos.

Horta Comunitária

A produção de adubo orgânico nas leiras de compostagem da BERSO é aproveitada para uso na horta comunitária, conduzida por alunos, servidores e outros colaboradores do entorno da UFPE.

 

Nesse projeto, além de fazer pesquisas de como melhorar a produção orgânica de verduras e frutas, podemos também aproveitar para ensinar nas visitas técnicas e escolares como é possível plantar e produzir alimentos saudáveis em sua casa, apartamento ou comunidade.

Captação da Água da Chuva

A BERSO, com o intuito de realizar atividades cada vez mais sustentáveis, instalou, juntamente com o Laboratório de Saneamento Ambiental da UFPE, um sistema de captação da água da chuva.

 

​Essa estrutura visa a coleta e armazenamento de águas pluviais, a fim de utilizá-la tanto nos processos de compostagem e biodigestão, quanto na nossa horta comunitária e irrigação do jardim.

bottom of page