top of page

Sobre nós

A BERSO (Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos) é um Laboratório Associado ao OndaCBC localizado na Universidade Federal de Pernambuco.

BACKGROUND NUVEM BANNER.png
Foto-de-uma-pessoa-segurando-terra-nas-mãos-©Rafael-Martins_Belive-Earth_BioRefinariaUFPE.
O Início de Tudo

Em 2012, a partir de um galpão abandonado e a necessidade de melhor gerir o descarte diário de toneladas de resíduos orgânicos gerados na UFPE, colaboradores e pesquisadores se uniram para encontrar, nesse lugar ocioso, a chance de provocar uma mudança no manejo desses resíduos. Para isso, houve a iniciativa de, não só transformar o Campus em uma cidade modelo sustentável, mas também criar um local onde se possa ensinar, educar e passar para as próximas gerações informações sobre práticas de gestão de resíduos mais eficientes e benéficas para a sociedade.

 

Desse modo, surge uma ideia, surge uma inspiração, surge a BERSO.

BACKGROUND NUVEM BANNER.png
A Ideia Em Prática

Inaugurado em 2017, o projeto começou sendo coordenado pelo Prof. Rômulo Menezes e Prof. Emmanuel Dutra, em parceria com a Diretoria de Gestão Ambiental (DGA) da UFPE.

Na BERSO, o entulho que ocupava o galpão deu lugar a uma usina piloto de produção de biodiesel feito a partir de óleo de cozinha, planta piloto de etanol, geradores de energia elétrica usando biocombustíveis. No pátio, foi instalado o biodigestor anaeróbico, para produção de biogás e biofertilizantes, leiras de compostagem para produção de adubo orgânico, horta comunitária, e o sistema de coleta e reuso da água da chuva.

BACKGROUND NUVEM BANNER.png
A Expansão da BERSO

Com pesquisas e formação de profissionais nas áreas relacionadas ao nosso laboratório, e com sua associação ao INCT Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga (OndaCBC), a BERSO expande suas atividades ao começar a atuar em parceria com prefeituras, órgãos governamentais e ONGs, além de organizar visitas técnicas e escolares à sua sede. Isso permite que as ações e informações cientificas da BERSO cheguem mais facilmente à população. 

E com base em toda a nossa história, vamos expandir cada vez mais os nossos horizontes, fazendo ciência para melhorar a vida das pessoas.

bottom of page