top of page

Representantes da Berso/UFPE visita o 6º Congresso Pernambucano de Municípios - AMUPE

O congresso teve como tema Inovação e Sustentabilidade



A equipe da Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (BERSO), vinculada ao Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), visitou o 6º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado no período de 28 a 30 de agosto de 2023, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda-PE, com o tema INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE.

Este evento, reconhecido por reunir lideranças, gestores públicos, empresas e investidores de diversas áreas, ofereceu uma plataforma para compartilhar conhecimentos e avanços relevantes para o desenvolvimento sustentável de nosso estado. Nossa equipe visitou os stands das prefeituras municipais, entusiasmada para compartilhar pesquisas que vêm sendo conduzidas na área de resíduos sólidos orgânicos e suas implicações nos âmbitos ambiental, social e econômico.




Visita aos stands na Ala dos Municípios



A BERSO tem se dedicado a investigar soluções inovadoras e sustentáveis para desafios contemporâneos relacionados ao gerenciamento de resíduos sólidos. E o 6º Congresso da AMUPE, foi oportuno para divulgar as pesquisas que se encontram em desenvolvimento.


Compostagem e Produção de Adubo Orgânico


Nossa equipe tem se empenhado em desenvolver processos eficazes de compostagem que não apenas reduzem os resíduos sólidos orgânicos, mas também resultam na produção de adubo orgânico de alta qualidade, possibilitando, ainda, uma economia significativa na aplicação dos recursos públicos na gestão de resíduos, visando à melhoria da qualidade do solo e à promoção de práticas agrícolas sustentáveis.

Gestão de Resíduos e Economia Circular


Exploramos estratégias de gestão de resíduos que envolvem reciclagem, economia circular e a preparação de materiais para reutilização e recuperação. Essas abordagens não apenas minimizam o impacto ambiental dos resíduos, mas também promovem um ciclo mais eficiente e consciente de recursos.



Agricultura Urbana e Sustentabilidade Alimentar


Reconhecendo a importância da alimentação saudável, acessível e sustentável, nossa pesquisa abrange a agricultura urbana como uma alternativa viável para atender a essas necessidades. Por meio do fortalecimento da comunidade e da conexão com a terra, visamos criar um ambiente propício para a coexistência harmoniosa entre o homem e a natureza.



Compromisso com a ciência aliado à responsabilidade social e ambiental


Nosso compromisso com a excelência científica, aliado à responsabilidade social e ambiental, tem orientado nossos esforços.

A participação da equipe da BERSO no 6º Congresso Pernambucano de Municípios foi uma oportunidade para compartilhar conhecimentos, trocar experiências e ampliar nosso impacto positivo na sociedade.

Nesta ocasião, a Berso foi representada pelo Sr. Manoel Heleno de Castro (Vice-coordenador - Berso/UFPE), e o Sr. Luiz Carlos Alfino (Gerente de Comunicação – Berso/UFPE), que em suas palavras ratificam que: “a Berso possui um grande potencial para contribuir significativamente para a discussão de estratégias e ações que promovam um futuro mais sustentável e resiliente para Pernambuco”.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Redação Luiz Carlos Alfino

Imagens Manoel Heleno de Castro e Luiz Carlos Alfino


105 visualizações0 comentário
bottom of page