top of page

Departamento de Energia Nuclear-DEN/UFPE recebe autoridades do CNEN e de Institutos de Pesquisas

Atualizado: 24 de nov. de 2023

Comissão Nacional de Energia Nuclear do Governo Federal, e do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste - CRCN-NE e de Institutos de Pesquisas visitam o Departamento de Energia Nuclear-DEN/UFPE, a fim de conhecer o Museu de Ciências Nucleares.


Na ocasião, a visita foi estendida para outras áreas do Departamento, a fim de conhecer suas demais atividades, incluindo as pesquisas em desenvolvimento, laboratórios, Biorrefinaria e Statup.



No último dia 14 de novembro de 2023, autoridades da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) do Governo Federal, do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE) e de Institutos de Pesquisas (IPEN-SP, IRD-RJ, IEN-RJ, CDTN-MG, CDTN-PE) realizaram uma visita ao Departamento de Energia Nuclear (DEN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O principal objetivo foi conhecer as instalações do Museu de Ciências Nucleares, mas a programação se estendeu para incluir uma exploração abrangente de outras áreas e atividades do Departamento.


A visita foi conduzida pela renomada Profa. Dra. Helen Jamil Khoury, que liderou as autoridades por uma jornada informativa e enriquecedora. O roteiro da visita começou no próprio Museu de Ciências Nucleares, seguindo para o Laboratório de Proteção Radiológica (LPR) e o Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes (LMRI), ambos coordenados pela Profa. Helen Jamil Khoury. Os pesquisadores puderam conhecer de perto as instalações e projetos inovadores desenvolvidos nestes laboratórios e em seus grupos de pesquisas.


Em seguida, a comitiva se dirigiu ao Laboratório de Tomografia Computadorizada de Raios X (LTC-RX), sob a coordenação do Prof. Dr. Antonio Antonino, onde foram apresentadas as pesquisas em andamento e os avanços na área de Tomografia de Raios X.




A visita não se limitou aos laboratórios, estendendo-se à RadInstruments, uma Startup incubada no Departamento, que teve a oportunidade de apresentar seus projetos e contribuições para o cenário científico e tecnológico, e culminou com a exploração da Biorrefinaria de Resíduos Sólidos Orgânicos (BERSO), coordenada pelo Prof. Dr. Rômulo Menezes, destacando os esforços da UFPE na busca por soluções inovadoras e sustentáveis ​​para o gerenciamento de resíduos.



A presença das autoridades da CNEN, na pessoa de seu presidente, Prof. Dr. Francisco Rondinelli e do CRCN-NE, na pessoa do Prof. Dr. Carlos Brayner, e dos vários Institutos de Pesquisa proporcionou uma oportunidade potencial para que o DEN/UFPE pudesse dar visibilidade às suas atividades e pesquisas, fortalecendo os laços com a comunidade científica e ampliando suas interações no cenário nacional.


O impacto positivo dessa visita reverbera não apenas na instituição, mas também na promoção do compromisso contínuo da UFPE com a excelência científica e tecnológica.

 

P.s: O Prof. Antonio Antonino e o Prof. Rômulo Menezes, são respectivamente o coordenador e vice-coordenador do Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga (ONDACBC).

 

Por Luiz Carlos Alfino

89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page