top of page

Workshop da Rede Urbis - 2030 reúne pesquisadores e estudantes

O encontro promoveu discusões sobre o andamento das diferentes pesquisas, projetos estudantis e a programação voltada para compostagem e educação no ambiente urbano.


No dia 14 de dezembro, o Workshop da Rede Urbis - 2030 (Rede de pesquisa em Cidades Sustentáveis) promovido pela OndaCBC trouxe à tona importantes discussões sobre as pesquisas da Berso e a gestão de resíduos sólidos. O evento contou com a participação de Rômulo Menezes, professor da UFPE e coordenador da Rede Urbis, que destacou a busca por soluções para uma cidade mais sustentável.


Durante o encontro, estudantes e pesquisadores, especialmente ligados à Berso, concentraram esforços na análise de pesquisas voltadas para a gestão de resíduos sólidos. Tópicos como convênios com prefeituras, compostagem, agricultura urbana e educação ambiental foram minuciosamente abordados.


Manoel de Castro, vice-coordenador da Berso; a Drª Maria Helena Souza, pesquisadora líder da atividade científica da instituição, além de estagiários e alunos de mestrado e doutorado, marcaram presença, destacando o compromisso coletivo com a causa.


Patrícia Reis, bióloga e mestranda do Departamento de Energia Nuclear (UFPE), compartilha sua experiência na Berso, enfatizando seu trabalho com o processo de compostagem utilizando resíduos de maravalha e resíduos locais. Ela também ressalta a importância do evento na integração entre pesquisadores, enriquecendo as pesquisas individuais.

O evento é muito importante entre o grupo de pesquisa. A gente conhece a pesquisa do nosso colega e tem a oportunidade de observar como o seu trabalho pode trazer grandes contribuições.


Inaldo Falcão, também estagiário da Berso e estudante de Ciências Biológicas, nos conta sobre o objetivo do Workshop ao apresentar sua iniciação científica no método UFSC, destinado à otimização da compostagem.

Além de apresentar os nossos projetos, dividimos as nossas conquistas e as principais pautas a serem resolvidas no ano de 2024. O workshop foi crucial para compartilhar nossos avanços.

O workshop evidenciou-se como um espaço fundamental para a troca de conhecimentos e fortalecimento dos laços entre os envolvidos, promovendo um diálogo enriquecedor para o futuro da gestão de resíduos sólidos e o desenvolvimento sustentável das cidades.


 

por Gisele Ramos.

4 visualizações0 comentário
bottom of page