top of page

Secretários Municipais e representantes do COMAGSUL visitam a Berso.

Representantes de municípios do Agreste e Mata Sul de Pernambuco visitam a Berso/UFPE, para conhecer os processos e tecnologias utilizadas para transformar resíduos orgânicos em produtos de valor agregado.



Nesta última quarta-feira, uma delegação de secretários municipais vinculados ao Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul de Pernambuco (COMAGSUL) realizou uma visita à Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso), sediada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O objetivo da visita foi conhecer de perto as operações da Berso, seus projetos e contribuições para a gestão de resíduos sólidos na sociedade contemporânea.


Uma parceria em construção...



A iniciativa do encontro foi promovida pela equipe de articulação da Berso, em colaboração com dirigentes do COMAGSUL, com o intuito de ampliar o debate sobre a missão institucional dos municípios na transformação dos resíduos sólidos em recursos sustentáveis.


Diversos representantes municipais estiveram presentes no evento, demonstrando o interesse e o engajamento dos municípios da região nesse importante tema. Entre os representantes estavam: Agrestina, com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Ivan Veras; a Orientadora Pedagógica do Município, Luciana Fátima de Melo; e o Coordenador de Sistemas, Bruno de Menezes.

 

Belém de Maria, representado pelo Secretário de Educação, Mateus Emanuel Vieira, e pelo Secretário de Agricultura, Antônio Moura da Silva.

 

Cupira, com o Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente, representado por Ivan Postichi G. Filho.


Panelas, representado pelo Instituto Mata Viva, com José Everaldo Rodrigues da Silva.

 

Riacho das Almas, com o Secretário de Meio Ambiente, Gleydson de Oliveira Silva, e o Secretário de Desenvolvimento Rural, Djair Rosendo de Lima.

 

São Benedito do Sul, com o Secretário Municipal de Agroecologia, Luiz Adolfo Cavalcanti de Paula.


Ibirajuba, com o Secretário de Agricultura, Lucas Justino de Freitas, e o Técnico Agrícola, Ellyson Gabriel da Sobral.


O COMAGSUL foi representado por importantes membros de sua equipe, incluindo o Coordenador da Câmara de Cultura, Anndre Vilarin; o Gestor de Projetos e Programas, Bartolomeu Mendonça; a Gestora de Articulação, Betânia Ribeiro Costa; o Coordenador da Escola de Governo, Sávio Omena; e a Engenheira Ambiental Laís Oliveira.


A equipe da Berso esteve representada pelo Coordenador Geral, Rômulo Menezes; o Vice-coordenador Operacional, Manoel de Castro; o Gerente de Comunicação, Luiz Carlos Alfino; a Diretora da Startup Pegasus, Maria Helena de Sousa; a Pesquisadora Patrícia Reis e o Agrônomo Luiz Camocim.


Conhecendo o espaço da Berso


Durante a visita foram apresentados os processos e tecnologias utilizadas pela Berso, para transformar resíduos orgânicos em produtos de valor agregado, além de discutir possíveis parcerias e ações colaborativas entre a instituição e os municípios representados.



Essa iniciativa reflete o compromisso das autoridades municipais em buscar soluções inovadoras para a gestão sustentável dos resíduos sólidos, visando não apenas a preservação ambiental, mas também o desenvolvimento econômico e social das comunidades locais.


Todas essas ações se encontram na trajetória da missão institucional da UFPE, que a cada dia tem demonstrado seu esforço em contribuir, por meio de seus profissionais, na solução dos problemas atuais, aproximando a academia da sociedade pernambucana.

 

Redação por Luiz Carlos Alfino

Imagens Manoel de Castro


98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page