Representantes do município de Agrestina, no Agreste pernambucano, visitaram no úlltimo dia 06 próximo passado, a Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso), um projeto desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que se destaca por suas práticas inovadoras na gestão sustentável de resíduos sólidos. A comitiva, composta pela Nutricionista da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direito à Cidadania, Sra. Sandra Galindo, pela Diretora de Compras, Sra. Érica Bezerra, e pela Bióloga Sra. Elizandra Silva, foi recebida para conhecer as pesquisas e atividades da Berso, com o objetivo de explorar uma possível parceria de educação ambiental e técnica entre a UFPE e Agrestina.
Durante a visita, os representantes do município tiveram acesso ao conhecimento técnico e científico gerado pela Berso, que trabalha ativamente na reciclagem e na valorização de uma gestão eficaz dos resíduos sólidos urbanos. A Berso busca em suas atividades contribuir para um consumo sustentável e a criação de soluções ambientais que promovam a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida para as comunidades.
O encontro destacou a proposta de colaboração entre o município de Agrestina e a Berso para o desenvolvimento de uma parceria pedagógica e de pesquisa. Entre as ações discutidas, um dos principais interesses foi a possibilidade de um intercâmbio de práticas para a gestão de hortas comunitárias. O município de Agrestina já desenvolve programas direcionados à cidadania, como as cozinhas comunitárias destinadas à população em situação de vulnerabilidade social, e essa parceria com a Berso traria avanços inovadores em técnicas de cultivo sustentável e reaproveitamento de resíduos orgânicos.
Conhecendo o pátio de compostagem e colhendo hortaliças
De acordo com Sandra Galindo, a colaboração com a Berso pode fortalecer as iniciativas de cidadania e sustentabilidade já inovadoras em Agrestina, “para o fortalecimento de práticas como a horta comunitária e formar uma grande parceria em ambientes pedagógicos e de pesquisas [...] promovendo e incentivando práticas sociais sustentáveis, a troca de conhecimento e a disseminação dos saberes”, afirmou.
A visita marca um passo importante para estreitar laços entre o meio acadêmico e as administrações municipais, promovendo o intercâmbio de conhecimentos que podem contribuir para ações concretas na área de sustentabilidade e no fortalecimento da cidadania. Os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos à Cidadania de Agrestina retornam com a missão de planejar ações conjuntas que possam beneficiar diretamente a comunidade, agregando valor econômico, ambiental e social aos projetos de inclusão que já realizam no município.
Redação por Luiz Carlos Alfino
Imagens Manoel de Castro
Comments