top of page

Estudantes do Departamento de Biofísica e Radiobiologia exploram a BERSO em visita técnica

O objetivo foi oferecer aos estudantes uma experiência enriquecedora na Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos.




No dia 21 de Novembro de 2023, a Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (BERSO) recebeu os alunos do Departamento de Biofísica e Radiobiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ministrados pela professora Thais Emanuelle.


Atualmente, a professora Thais Emanuelle, associada do Centro de Biociência - Departamento de Biofísica e Radiobiologia, desenvolve pesquisas sobre manejo e conservação do solo e água. Na oportunidade, a professora considerou que conhecer as atividades sustentáveis da BERSO poderia ser uma experiência importante e enriquecedora para os seus alunos.


Na ocasião, os alunos demonstraram entusiasmo e curiosidade, fazendo diversas perguntas sobre as práticas sustentáveis e pesquisas realizadas no local, no âmbito das Ciências Ambientais, tendo como foco a produção de compostagem.


Os estagiários João Gabriel e Inaldo Henrique realizaram os trabalhos de apresentação da infraestrutura do espaço e as atividades adotadas pela BERSO. Além disso, os alunos presentes conheceram a Planta Piloto de Biodiesel, o Biodigestor Anaeróbico, o Sistema DESVI (Captação de águas pluviais) e a Horta Experimental, com a exibição do processo de decomposição para a compostagem. Ainda na visita, os alunos presentes tiveram a oportunidade de levar para casa algumas amostras de compostagem.





Tem interesse em conhecer as atividades desenvolvidas pela Berso? Click no link abaixo e agende a sua visita.



Imagens por Luiz Carlos Alfino e redação por Gisele Ramos.


29 visualizações1 comentário
bottom of page