top of page

Equipe da Berso/UFPE participa do 7º Congresso da AMUPE

Durante o período de 15 a 17 de abril de 2024, o Centro de Convenções de Pernambuco foi palco do 7º Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), sob o tema "Rumo à excelência na gestão pública".



O evento, que contou com a presença de mais de 30 ministérios do governo federal na Caravana Federativa, teve como objetivo central discutir temas cruciais para os municípios, como saúde, educação, captação de recursos e assistência social. A ênfase estava na construção de uma agenda que reunisse as melhores práticas de gestão municipal, visando aprimorar a eficiência na prestação de serviços públicos.

 

Durante a visita ao stand do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e ICMBio, a equipe da Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso/UFPE) teve a oportunidade de compartilhar suas pesquisas e estudos voltados para uma sociedade mais sustentável. A representante do MMA, Sra. Júlia Vida, da Secretaria da Qualidade Ambiental / Departamento de Gestão de Resíduos expressou entusiasmo com as propostas apresentadas pela Berso/UFPE, destacando o foco em ações educativas e inovadoras na gestão de resíduos sólidos urbanos, com o uso de aplicativos e a redução de custos para a gestão pública.


Apresentando a Berso e participando de avaliação do evento


Os representantes da Berso/UFPE, o Vice-Coordenador Operacional Manoel de Castro e o Gerente de Comunicação Luiz Carlos Alfino, concentraram seus esforços em apresentar aos municípios e consórcios municipais os resultados de seus estudos e pesquisas. Com iniciativas para a gestão de resíduos sólidos urbanos como compostagem, coleta seletiva, biodigestão anaeróbica e horta experimental. A Berso já desempenha um papel institucional para essas contribuições.

 

Além disso, a equipe está engajada em pesquisas iniciais para a produção de biodiesel em usinas de baixo custo, produção de sabão e processos térmicos, além de outros estudos em andamento...



No encerramento do evento, destaca-se o presidente da AMUPE e prefeito de Paudalho-PE, Sr. Marcello Gouveia, que reconheceu as contribuições da Berso/UFPE, referenciando o uso de aplicativos para a gestão de resíduos sólidos urbanos, em convênio com a instituição.


A Berso busca desenvolver estudos que contribuam para a melhoria na gestão dos resíduos sólidos urbanos, com inovações e boas práticas na gestão ambiental, visando uma sociedade mais sustentável, menos onerosa aos cofres públicos e com mais qualidade de vida para as pessoas.

 

Vinculado ao Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga (OndaCBC), com a participação de pesquisadores mestres e doutores, a Berso/UFPE tem como projeto futuro o desafio de construir um centro de capacitação e educação ambiental, visando estender o conhecimento e a pesquisa científica na área de gestão de resíduos sólidos urbanos aos municípios da região NE, ampliando os laços da UFPE com a sociedade.


 

Redação por Luiz Carlos Alfino

Imagens Manoel de Castro

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page