top of page

Equipe da Berso realiza visita técnica ao Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul (COMAGSUL)

No último dia 24 de novembro de 2023, a equipe da Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso) / UFPE realizou uma visita técnica ao Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul (COMAGSUL), sediado no município de Agrestina, PE.


A comitiva, liderada pelo Prof. Rômulo Menezes, Coordenador da Berso, contou com a presença de Manoel de Castro, Vice-coordenador, e Luiz Carlos Alfino, Gerente de Comunicação da instituição. O objetivo da visita foi apresentar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela Biorrefinaria, destacando a importância de investir em ações específicas para a construção de um futuro mais sustentável e equilibrado na sociedade.



A mesa de discussão contou com a participação de Orlando José, prefeito de Altinho-PE e presidente da COMAGSUL; Bartolomeu Mendonça, Coordenador de Programas/COMAGSUL; Geraldo Miranda, Departamento de Meio Ambiente/COMAGSUL; Andrea Felix, Movimento em Defesa do Meio Ambiente, Lajedo-PE, e o Prof. Rômulo Menezes, na qualidade de palestrante/debatedor. Também estiveram presentes autoridades municipais, funcionários da COMAGSUL e convidados dos municípios consorciados.



O Prof. Rômulo Menezes contribuiu com a visita, proporcionando uma visão abrangente sobre as iniciativas da Berso, nas áreas de educação ambiental, economia circular, produção de compostagem, biogás e alimentos, gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) e a redução de recursos públicos. Uma temática atual e recorrente entre os municípios visitados.

Durante a visita, foram apresentadas propostas e ações pela Berso, em parceria com a startup Pegasus, incubada no Polo Tec da UFPE. A proposta da Berso e da Pegasus inclui o desenvolvimento e teste de dispositivos eletrônicos de baixo custo, personalizados para localização e rastreamento de veículos da frota de limpeza urbana municipal. Esses dispositivos poderão ser acompanhados por aplicativos de gerenciamento de dados específicos para o setor de gestão de resíduos sólidos do município.


A visita técnica foi um evento oportuno para promover o diálogo e a troca de experiências entre o meio técnico-científico representado pela Berso e pela Pegasus, e o setor consorciado representado pelo COMAGSUL. O encontro reforçou a importância da colaboração mútua na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios ambientais enfrentados pelas comunidades locais, com destaque à relevância das ações propostas para lidar com a gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) na contemporaneidade.

 

O Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul (COMAGSUL), tem como propósito o desenvolvimento e a integração regional através da gestão associada de serviços públicos. Atualmente, representa 22 municípios do Agreste e Mata Sul de Pernambuco.


A Berso e a Pegasus são associadas ao Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga (OndaCBC), uma ampla rede de pesquisas ambientais sediada na UFPE.

 

Redação Luiz Carlos Alfino

Imagens Manoel de Castro e COMAGSUL


36 visualizações0 comentário
bottom of page