top of page

Berso recebe a visita de Produtoras Rurais de Chã Grande-PE

Em 27/11/2023, a Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso) recebeu a visita da Associação de Pequenas Produtoras Rurais de Chã Grande-PE, representada por sua presidente, a Sra. Severina Correia da Silva (Dª Raminha), e da Associação Agroecológica de Chã Grande-PE, também representada por sua presidente, Sra. Maria José da Silva (Dª Nitinha).



A visita teve como objetivo principal apresentar às associações as atividades desenvolvidas na Berso, com suas pesquisas voltadas para o desenvolvimento sustentável na região, com a produção de composto orgânico e o processo da biodigestão anaeróbia para a produção de biofertilizante líquido.



A visita foi promovida pelo Grupo de Fixação Biológica de Nitrogênio (GFBN), coordenado pela Prof.ª Dra. Ana Dolores Santiago de Freitas, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que também é coordenadora da Rede Renovas (Rede de Pesquisa em Tecnologias Inovadoras para a Agricultura Sustentável), vinculada ao Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga (OndaCBC), uma ampla rede de pesquisas ambientais sediada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


A visita contou com a presença do Secretário da Agricultura e Meio Ambiente do Município de Chã Grande, Sr. Ildo Martins, que destacou a importância da gestão municipal no apoio logístico e à pesquisa para a melhoria das condições produtivas das associações locais. O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Pombos-PE, Sr. Jairo Rubens, também esteve presente, convidado para conhecer de perto as atividades realizadas na Berso.


Além das autoridades municipais, participaram da visita o Sr. Gilberto Braga, Extensionista Rural do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA-PE), e as pesquisadoras Juscélia Ferreira (Pós-doc. UFPE), Jéssica Oliveira e Cybelle Oliveira (Pós-doc. UFRPE), membros ativos do GFBN.



As atividades durante a visita foram conduzidas pelo Prof. Dr. Rômulo Menezes, coordenador da Berso e vice-coordenador do OndaCBC, e pela Profa. Dra. Ana Dolores (UFRPE/GFBN/OndaCBC). Menezes destacou os avanços e a relevância das pesquisas em andamento na Biorrefinaria, ressaltando o comprometimento com práticas sustentáveis ​​e a contribuição para o desenvolvimento econômico e ambiental da região.


A interação entre as associações, as autoridades municipais e os pesquisadores fortaleceu os laços entre a comunidade de pequenas agricultoras e as iniciativas de pesquisa, promovendo um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências, com possíveis contribuições para o desenvolvimento sustentável da região de Chã Grande-PE. A visita foi um passo significativo na construção de parcerias que podem resultar em benefícios tangíveis para a comunidade e o meio ambiente.

 

Por Luiz Carlos Alfino

155 visualizações0 comentário
bottom of page