top of page

Berso e Núcleo de Extensão NEMIP - PROExC-UFPE promovem avanços em gestão sustentável de RSU

Atualizado: 27 de nov. de 2023

A Equipe da Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso), coordenada pelo Prof. Dr. Rômulo Menezes realizou uma visita técnica ao município de Sertânia, no último dia 23, como parte integrante das ações estratégicas do Núcleo de Extensão NEMIP (Núcleo de Extensão e Cultura do Sertão do Moxotó, Ipanema e Pajeú), coordenado pelo Prof. Dr. Flávio José da Silva (Depto Eng. Mecânica-CTG/UFPE). O encontro foi marcado por boa receptividade e reuniu importantes representantes locais.



A gestão do município de Sertânia demonstrou seu apoio às iniciativas da Berso, com a presença do Prefeito, Dr. Ângelo Ferreira; do Secretário de Serviços Públicos, Sr. Renato Remígio; do Secretário de Gabinete, Sr. Antônio Cajueiro; do Secretário de Desenvolvimento Social, Sr. Paulo Henrique Ferreira; da Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Sr.ª Jozenilda Batista; do Gerente Geral, Sr. Luciano Laet, e do Técnico de Segurança, Sr. José Jandson.


A equipe da Berso, liderada pelo Prof. Dr. Rômulo Menezes, contou ainda com a presença do MSc. Manoel Heleno, Vice-coordenador da Berso, e do Dr. Luiz Carlos Alfino, Gerente de Comunicação da Berso. O encontro teve como objetivo discutir estratégias para o Subprojeto 2 - Pesquisa, inovação e capacitação para apoio à gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos, inserido no convênio do NEMIP entre a prefeitura de Sertânia e a UFPE.


No âmbito deste subprojeto, a Berso, em parceria com a startup Pegasus, incubada no Polo Tec da UFPE, visa contribuir para o aprimoramento da gestão sustentável dos resíduos sólidos urbanos (RSU) em Sertânia. Entre as ações planejadas, destaca-se o desenvolvimento e teste de dispositivos eletrônicos de baixo custo para a localização e rastreamento de veículos específicos da frota de limpeza urbana municipal. Além disso, está prevista a concepção e criação de aplicativos de gerenciamento de dados voltados ao setor de gestão de resíduos sólidos para o município, em momentos mais avançados do projeto. Tanto a Berso como a Pegasus, são associadas ao Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga (OndaCBC), uma ampla rede de pesquisas ambientais sediada na UFPE.


Todas essas ações têm em sua essência melhorar a comunicação e gerenciamento dos dados, visando permitir que os gestores municipais possam melhorar a eficiência e reduzir os custos e impactos negativos do sistema de gestão de resíduos do município.


A equipe da Berso também propõe a oferta de cursos de gestão de resíduos e ações de capacitação para gestores municipais e a comunidade local, além de consultoria à gestão municipal, por meio da Pegasus, visando a utilização efetiva das tecnologias propostas. Essas ações incluem a implementação de políticas e iniciativas educacionais, promovendo o fortalecimento do pertencimento local e incentivando atitudes em prol de uma gestão sustentável do município e a preservação do meio ambiente.


As ações da Berso no âmbito do NEMIP/PROExC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura/UFPE representam um passo significativo na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios relacionados à gestão de resíduos sólidos urbanos. A expectativa é de que essas ações tenham impactos positivos não apenas no município de Sertânia, mas também sirvam como referência para outras iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável em Pernambuco e na região NE do país.


 

O prof. Rômulo Menezes, é pesquisador da UFPE, Coordenador da Biorrefinaria de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso), Vice-coordenador do Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga (OndaCBC).

 

Por Luiz Carlos Alfino

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page